Regulamento



Trail / Caminhada Senhora da Luz 2016



1. Condições de Participação 

1.1 Idade de Participação nas Diferentes Provas 

- “I Trail Senhora da Luz 2016” (+/- 15 Kms): Poderão participar indivíduos com idade igual ou superior a 16 anos ‘, desde que gozem de boa saúde e se encontrem com uma preparação física e psíquica apta a esforços longos, não se responsabilizando a Organização por qualquer tipo de consequências negativas provocadas pela sua participação. (Nota: Idade do participante no dia da prova.) 


- “I Caminhada Trail Senhora da Luz 2016” (+/- 8 kms): Poderão participar indivíduos com idade igual ou superior a 14 anos, desde que apresentem termo de responsabilidade do encarregado de educação (para os menores de 18 anos), desde que gozem de boa saúde e se encontrem com uma preparação física e psíquica apta a esforços longos, não se responsabilizando a Organização por qualquer tipo de consequências negativas provocadas pela sua participação. (Nota: Idade do participante no dia da prova.) 



1.2 Inscrição Regularizada 

A pré-inscrição será aceite mediante as vagas disponíveis (150 Atletas), ficando regularizada após a liquidação do pagamento. 

A inscrição implica a concordância na íntegra com o presente regulamento. A lista de inscrições regularizadas será publicada e atualizada no website da prova trailsenhoradaluz.blogspot.pt



1.3 Condições Físicas 

Todos os participantes no Evento, em qualquer uma das Provas, ou Caminhada, devem estar conscientes das condições físicas em que se encontram, devendo gozar de boa saúde e com uma preparação física e psíquica apta a esforços longos e devendo estar preparados para os terrenos acidentados e para condições climatéricas extremas. 





1.4 Definição Possibilidade Ajuda Externa 

Não será permitida ajuda de pessoas alheias à Prova, durante a realização e no percurso da mesma. 



1.5 Colocação da Identificação 

A identificação por número de peitoral (também conhecido por dorsal embora seja usado à frente) do atleta é pessoal e intransmissível e deve ser usado á frente do atleta e de preferência à altura do peito. Não é permitida qualquer alteração da identificação sob pena de desclassificação. O participante é responsável pela integridade do respetivo “dorsal”. 

Nota: Todos os participantes deverão ser portadores de alfinetes para o dorsal. 



1.6 Regras de Conduta Desportiva 

O comportamento inadequado ou o recurso de linguagem ofensiva, como recurso a agressão verbal ou de qualquer espécie, em todas as modalidades, serão alvo de advertência, expulsão ou desqualificação. O atleta é responsável pelo transporte de todos os invólucros e resíduos naturais (mesmo que biodegradáveis), ou não naturais, provenientes de géis, barras e/ou outros. Deverá depositar os resíduos no abastecimento mais próximo, ou transportá-lo até à linha da meta. 



1.7 Direitos de Imagem 

A aceitação do presente regulamento implica, obrigatoriamente, que o Participante autoriza aos organizadores da prova a gravação total ou parcial da sua participação na mesma, pressupõe também a sua concordância para que a Organização possa utilizar a imagem do atleta para a promoção e difusão da Prova em todas as suas formas (rádio, imprensa escrita, vídeo, fotografia, Internet, cartazes, meios de comunicação social, etc.) e cede todos os direitos à sua exploração comercial e publicitária que considere oportuno executar, sem direito, por parte do atleta, a receber qualquer compensação económica. 



2. Prova 

2.1 Apresentação das Provas 

A Comissão de festas de Senhora da Luz em parceria com o Clube de Orientação e Aventura (COA) e com o Município de Abrantes, organiza o “I Trail Senhora da Luz 2016”. O evento vai ser realizado na zona de Abrantes (Santuário da Senhora da Luz Abrançalha de cima) sendo constituído por um Trail Curto (15/17 Km) uma Caminhada (8/10 Km). 

- “I Trail Senhora da Luz 2016”- percurso por trilhos e estradão com uma distância de +/- 15 Km, dirigida a atletas experimentados; 

- “I Caminhada Trail Senhora da Luz” - percurso com uma distância de +/- 8 Km, dirigida a caminheiros 14 a 99 anos que se iniciam na prática desta especialidade de caminhada; 

Todos os percursos encontram-se sinalizados por setas e fita balizadora com identificação do organizador. A organização reserva-se o direito de alterar ligeiramente os percursos/distâncias previamente estabelecidos se assim o entender por forma a garantir a segurança dos participantes. 



2.2 Programa / Horário 

Dia 10 Setembro (Sábado) 

· 08h00 – Abertura do Secretariado para entrega do kit participante 

· 08h45 – Encerramento do Secretariado 

· 09h00 – Controlo zero da Prova “I Trail Senhora da Luz 2016” 

· 09h00 – Controlo zero da Prova “I Caminhada Trail Senhora da Luz 2016” 

· 12h30 – Tempo Limite para a Realização da Prova 

· 13h00 – Cerimónia de Encerramento e Entrega de Prémios 


2.3 Distancia/ Altimetria/ Dificuldade 

2.3.1 O “I Trail Senhora da Luz 2016” 

Distancia – +/- 15Km 

Desnível Positivo Acumulado – (A divulgar) 

Desnível Negativo Acumulado – (A divulgar) 



2.3.2 O “I Caminhada Trail Senhora da Luz” 

Distancia – +/- 8Km 

Desnível Positivo Acumulado – (A divulgar) 

Desnível Negativo Acumulado – (A divulgar) 



2.4 Mapa/ Perfil altimétrico/ Descrição percurso 

Percurso circular com partida / chegada " Santuário de Nossa senhora da Luz Abrançalha de cima", com desnível, zonas técnicas, misto de Obstáculos naturais, transposição de elementos em caminhos não urbanos. (perfil de altimetria a divulgar brevemente) 



2.5 Postos de controlo/ Tempo limite/ Cronometragem 

Haverá Postos de Controlo (PC) de passagem dos atletas em lugares não revelados; 

Os atletas que falharem qualquer um dos PC serão desclassificados; 

O tempo limite para completar o “I Trail Senhora da Luz 2016” será de 03h30m e o tempo limite para completar o “I Caminhada Senhora da Luz 2016” será de 03h30m; 

Os responsáveis de cada controle terão poder para retirar da prova qualquer atleta se o seu estado de saúde assim aconselhar; 

O atleta que se retire deverá avisar a organização (secretariado) do seu abandono, comunicando à mesma o seu número de dorsal; 

A Cronometragem será feita manualmente através de programa próprio para este tipo de eventos. 



2.6 Locais dos abastecimentos 

Haverá Postos de Abastecimento (PA) no final (Meta). 

· “I Trail Senhora da Luz 2016” +/- 7 Km (PA1). 

· “I Trail Senhora da Luz 2016” no final (Meta). 

· “I Caminhada Senhora da Luz 2016” no final (Meta). 

· (*) Nota : a organização poderá determinar outro abastecimento perante as condições metrológicas no dia da prova. 



2.7 Material aconselhado 

Aconselham-se os atletas a transportar consigo o seguinte material: 

· Um sistema próprio para o transporte de água (porta-bidon, camelback ou outros) caso assim o desejem (Facultativo); 

· Equipamento adequado as condições da prova. 



2.8 Segurança 

O percurso atravessará vias rodoviárias onde o trânsito poderá não estar totalmente cortado sendo o atleta responsável por tomar as devidas precauções na passagem de estradas; 

Ao longo de todo o percurso, nas partes mais técnicas e cruzamentos, estarão membros da organização, para garantir a segurança de todos os participantes; 

No dorsal do atleta, serão indicados três números de telefone a serem usados em caso necessário. Bombeiros, PSP e Organização. 



2.9 Penalizações/ Desclassificações 

O atleta compromete-se a respeitar as indicações dos membros da Organização colocados na zona de partida e ao longo do percurso; 

Será desclassificado todo o atleta que não cumpra o presente regulamento, não complete o percurso segundo o indicado, deteriore ou suje o meio ambiente, não leve o dorsal bem visível e não respeite as indicações da organização; 

Todo o atleta que utilize meios ilícitos para obter vantagem em relação a outros, será automaticamente desclassificado; 

O atleta é o único responsável pelo transporte de todos os invólucros e Resíduos naturais (mesmo que biodegradáveis), ou não naturais, provenientes de géis, barras e/ou outros. Deverá depositar e transportar os resíduos até à linha da meta, sob pena de poder vir a ser desclassificado, caso não cumpra estas regras. 



3. Inscrições 

3.1 Processo 

As inscrições devem ser feitas dentro dos prazos indicados. Serão aceites e efetuadas através do website “ trailsenhoradaluz.blogspot.pt ”, ligação existente para o efeito, onde estão todas as informações necessárias. 

Inscrições de Grupos ou Clubes podem ser realizadas via e-mail para trailsenhoradaluz@gmail.com e pagamento através de transferência bancária, para mais informações contactar a organização por e-mail. 

Dados a enviar de cada atleta: Nome, Data de Nascimento, Nº Cartão Cidadão, Clube/Equipa.


Comissão de Festas Senhora da Luz 

Banco: Banco Popular 

Agência: Abrantes 

NIB: 0046025200600128439 63 


3.2 Prazos e Valores de Inscrição 


Até 04 Setembro 2016 


“I Trail Senhora da Luz 2016”     8 € 


“I Caminhada Senhora da Luz 2016”    8 € 


*Inscrição no “I Trail Senhora da Luz 2016” e “I Caminhada Senhora da Luz 2016” no final (Meta incluem: 

· Dorsal; 

· Controlo de tempos; 

· Seguro; 

· Abastecimento Final; 

. Prémio Finish;

· 1 Bifana no Prato + 1 Bebida de Copo (a defenir) 

· Os atletas são responsáveis por verificar se todos os seus dados se encontram corretos nas listas de inscritas entretanto publicadas. Só serão aceites retificações até 05 de Setembro de 2016. 



3.3 Secretariado da Prova 

O Secretariado funcionará das 08h00 às 08h45 de sábado dia 10 de Setembro de 2016 no santuário “Nossa Senhora da Luz”. 

Todos os atletas devem proceder ao levantamento dos dorsais, no Secretariado nos períodos indicados. 

Os dorsais dos atletas serão entregues mediante a apresentação de documento comprovativo da inscrição. 



3.4 Serviços Disponibilizados 

Os atletas terão direito a banhos em local a definir atempadamente. 



4. Categorias e Prémios 

4.1 Entrega de Prémios 

A cerimónia de entrega dos prémios será efetuada no “Santuário Nossa Senhora da Luz”., pelas 13 horas ou após o término da prova de todos os atletas premiados. 



4.2 Definição das Categorias Etárias/ Sexo, Individuais e Equipas 

As competições destinam-se a todos os atletas, federados ou não, em representação individual ou coletiva (Clubes, Escolas, Associações Desportivas, etc.), depois de devidamente inscritos, no âmbito da corrida para todos, tendo os seguintes escalões: 


Idade e escalões para Classificação                   Masculinos                                 Femininos 


14 - 17 Anos                                                         Jovem Masc                                 Jovem Fem

18 – 39 Anos                                                           M Sénior                                        F Sénior 

Mais de 40 anos                                                    M Veteranos                                  F Veteranos 
   

NOTA: As idades indicadas referem-se ao dia da prova. 


4.3 Prémios

“I Trail Senhora da Luz 2016” 

Prémio “I Trail Senhora da Luz 2016” aos 3 primeiros classificados por escalões e equipa Primeira classificada (menor tempo do conjunto de 4 atletas da mesma equipa a cruzar a meta); 


Idade e escalões para Classificação                   Masculinos                                 Femininos 


14 - 17 Anos                                                         Jovem Masc                                 Jovem Fem

18 – 39 Anos                                                           M Sénior                                        F Sénior 

Mais de 40 anos                                                    M Veteranos                                  F Veteranos 




5. Informações 

5.1 Como chegar 



Vindo de Norte: 

Vindo de Lisboa: 

Vindo de Sul: 



5.2. Onde ficar / Onde Comer 

A Divulgar Brevemente…. 




5.3 Diversos 

A organização reserva-se o direito a realizar as modificações que considera necessárias, dependendo das diferentes condições, assim como à suspensão da prova e/ ou alteração do horário, se as condições meteorológicas assim o obrigarem, ou devido a força maior. 

Os eventuais protestos devem ser apresentados à organização até uma Hora após a publicação da sua classificação provisória. Os protestos devem ser escritos e assinados pelo próprio. Da deliberação tomada pela direção da prova sobre o protesto, não haverá recurso às decisões tomadas; 

Os casos omissos ou duvidosos deste regulamento serão resolvidos pela Direção da prova; Da deliberação tomada pela direção da prova, não haverá recurso às decisões tomadas; 



O presente regulamento está sujeito a alterações.